Apresentação do curso:
O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial (MIEGI) desenvolve a sua atividade no sentido da racionalização da utilização do conjunto de recursos (máquinas, ferramentas, sistemas de transporte, sistemas de armazenamento, sistemas informáticos, pessoas, espaço, recursos financeiros, etc.) associado às empresas industriais e/ou de serviços, tendo em vista melhorar o desempenho global dessas mesmas empresas. O objetivo do curso é formar quadros não só com competências técnicas e científicas na área da Engenharia e Gestão Industrial (organização da produção, planejamento e controle da produção, qualidade, logística, custos, otimização, sistemas de informação, higiene e segurança, gestão de projetos, fabrico assistido por computador, etc.), mas também com competências transversais (trabalho em equipe, liderança, gestão de conflitos, comunicação, etc.), capazes de garantir um desempenho competitivo para os sistemas produtivos das empresas onde forem inseridos.
O curso possui um corpo docente altamente qualificado e empenhado, constituído por doutorados que asseguram a qualidade do processo de ensino/aprendizagem. A estrutura curricular engloba cinco anos, existindo opções tecnológicas no segundo ano (duas opções) e no terceiro ano (uma opção) bem como três opções de especialidade no último ano. No último ano encontra-se também a unidade curricular de Dissertação em Engenharia e Gestão Industrial que é, praticamente na íntegra, desenvolvida em empresa. Ao longo do curso são utilizadas metodologias de ensino/aprendizagem que privilegiam o envolvimento ativo do aluno no próprio processo de aprendizagem (aprendizagem ativa, ensino baseado em projetos, etc.). Neste contexto, saliente-se a existência, na estrutura curricular do curso, de três projetos integrados (um deles em empresa), com duração semestral, desenvolvidos em equipa e envolvendo praticamente todas as unidades curriculares do semestre correspondente.
Saídas Profissionais:
O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão Industrial tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Empresas industriais (calçado, têxtil e vestuário, metalomecânica, automóvel, eletrônica, etc.);
- Serviços (bancos, empresas de distribuição, empresas de consultoria, seguradoras, hospitais, etc.).