Apresentação do curso:
O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação (MIEGSI) visa a formação de profissionais de engenharia e gestão de sistemas de informação cujos principais atos de profissão combinam saberes e competências de TI e de organização e gestão. Estes atos de profissão podem ser realizados em qualquer organização, independentemente da sua dimensão ou setor da economia. Podem ainda ser realizados em empresas de consultoria de gestão e de TI. É um perfil profissional relevante em PME onde disponibiliza competências de TI e de melhoria organizacional.
Pretende-se ainda que os recém-graduados pelo MIEGSI demonstrem: sentido de responsabilidade e ética profissional; capacidade de aprendizagem e de adaptação a novas situações; atenção à evolução das TI e às oportunidades da sua aplicação; atitude reflexiva; postura de liderança; familiarização com o processo de I&D por forma a acompanharem a evolução do corpo de conhecimento da área e a participarem na sua exploração e desenvolvimento.
O papel dos engenheiros e gestores de sistemas de informação é o de usarem as Tecnologias de Informação (TI) e suas aplicações em benefício das organizações. Os artefatos informáticos são um meio para a melhoria do funcionamento das organizações. Os principais atos de profissão ao alcance dos mestres em EGSI incluem: intervenções organizacionais relacionadas com a adoção de TI; gestão das tecnologias e dos sistemas de informação organizacionais; engenharia do trabalho e dos processos organizacionais; gestão do conhecimento organizacional. Estes graduados possuem ainda competências de concretização tecnológica que lhes permite envolverem-se também em atos de profissão relacionados com a construção de aplicações informáticas ou do estabelecimento da infraestrutura TI da organização.
Saídas Profissionais:
O Mestrado Integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Empresas de grande dimensão, onde a função Sistemas de Informação está bem identificada e formalizada e depende tipicamente de um administrador ao mais alto nível da cadeia de comando da organização (e.g., Chief Information Officer – CIO);
- Empresas de pequena dimensão onde a função SI não é necessariamente autônoma, sendo as responsabilidades correspondentes assumidas por elementos da administração ou direção em combinação com outras responsabilidades (e.g., Financeira, Produção);
- Empresas de consultoria, podendo liderar ou integrar equipas de projeto onde desempenhe atividades e assuma responsabilidades compatíveis com a sua formação, o seu perfil e a sua experiência profissional;);
- Empresas de desenvolvimento de software, onde pode assumir o papel de empreendedor e liderar atividades de inovação de produtos e serviços, bem como de gestão de projetos de desenvolvimento de software.