Estudos Culturais
Apresentação do curso:
A graduação em Estudos Culturais possui uma natureza marcadamente multidisciplinar e é estruturada de acordo com quatro matrizes principais: as culturas, as literaturas e línguas e a formação no uso de tecnologias da informação e comunicação.
O aluno desenvolverá competências necessárias para trabalhar num mundo cada vez mais interdependente e multicultural e possuirá uma formação crítica e humanística que conduz à defesa e promoção do ambiente artístico e cultural num contexto sociocultural cada vez mais globalizado. Para atingir tal objetivo, torna-se necessária a articulação deste ciclo de estudos com a aposta no multilinguíssimo e multiculturalismo que sempre distinguiu o Instituto de Letras e Ciências Humanas e que acolhe este ciclo de estudos pioneiro no país.
A competência comunicativa, tanto da língua materna como de línguas estrangeiras, é essencial para a aquisição de uma proficiência intercultural baseada na consciência de que a cultura se constrói através de outras culturas num contexto de transculturalidade. Estes objetivos são assinalados e fomentados sob a forma de seminários lecionados por docentes convidados oriundos das áreas científicas e dos países mais diversos quer pelo recurso aos programas de intercâmbio e mobilidade Erasmus, com vista a que se desenvolvam competências comunicativas experienciando in loco contextos multiculturais. Por esta via, os alunos podem optar entre uma diversificada oferta de parcerias com universidades de todo o mundo, já que os vários departamentos de línguas e culturas do Instituto de Letras e Ciências Humanas mantêm, desde longa data, uma grande rede de intercâmbios internacionais.
Esta graduação possui um corpo docente altamente qualificado sendo que, na sua vasta maioria, possuem o grau de doutor. Compete, também, a um grupo de especialistas a docência de áreas de igual teor de especialização e exigência.
Saídas Profissionais:
O curso em Estudos Culturais tem por objetivo formar profissionais habilitados a desenvolverem atividades em:
- Indústria cultural;
- Assessoria cultural ;
- Planejador de política cultural;
- Redator, revisor e autor de conteúdos;
- Centros de formação intercultural (línguas e culturas);;
- Turismo cultural;
- Mediação cultural e artística.