A licenciatura em Engenharia Informática (LEI) tem por objetivo formar Engenheiros Informáticos capazes de exercer a sua atividade profissional com um elevado nível de competência técnica e científica. O ciclo de estudos possibilita aos alunos a aquisição de uma especialização de natureza profissional e encoraja a valorização de competências necessárias ao exercício da profissão de Engenheiro Informático, nomeadamente o espírito científico, a criatividade, o sentido de responsabilidade, a capacidade de autoaprendizagem, a aptidão para trabalhar em grupo e equipas multidisciplinares, entre outras. Além disso, a LEI tem como objetivo permitir aos alunos a aquisição dos conhecimentos e capacidades de compreensão na área de informática necessários à prossecução dos seus estudos em ciclos de nível superior, e à obtenção de novos perfis profissionais.
O plano curricular encontra-se organizado em seis semestres académicos, os três primeiros com unidades curriculares comuns a todos os alunos, e os três últimos com unidades curriculares específicas de cada um dos ramos existentes: (1) Redes e Administração de Sistemas, (2) Desenvolvimento de Aplicações e (3) Sistemas de Informação. Com efeito, os alunos podem escolher livremente, de acordo com seu perfil, o ramo que desejam frequentar. O último semestre do plano de estudos, comum a todos os ramos, inclui a unidade curricular de “Projeto ou Estágio”, no âmbito da qual os alunos têm a possibilidade de realizar um estágio numa empresa ou desenvolver um projeto interno com uma componente de investigação, cuja avaliação envolve um relatório e uma apresentação / defesa pública perante um júri.
Saídas Profissionais
Em termos de oportunidades de carreira, os licenciados adquirem competências e bases para desempenhar, entre outras, as seguintes profissões na área das tecnologias da informação:
- Engenheiro de software;
- Engenheiro de redes informáticas;
- Engenheiro de sistemas;
- Gestor de sistemas de informação;
- Administrador de bases de dados;
- Engenheiro de multimédia;
- Gestor de projeto de software;
- Analista de tecnologias da informação;
- Ensino e formação.