Apresentação do curso:
A graduação em Engenharia Civil, forma profissionais capazes de assumirem a gestão estratégica de projetos de construção, reabilitação e obras públicas. Os estudantes desenvolvem competências ao nível de projeto, coordenação, fiscalização e controle de qualidade de obras, para a construção de novos empreendimentos, manutenção e reabilitação dos existentes. O plano de estudos foi desenhado para responder aos novos desafios do mercado. Cruza conhecimentos clássicos de estruturas, infraestruturas, materiais e hidráulica com novas tecnologias e ferramentas automáticas para projetar a sustentabilidade das obras ao longo do ciclo de vida. Inclui práticas laboratoriais, seminários com especialistas do setor, trabalho de campo e visitas a empresas e obras, permitindo que os estudantes testem conhecimentos e adquiram um real conhecimento das exigências da construção civil. Nos últimos anos, os alunos em fase de conclusão de curso, apresentaram estudos de gestão estratégia de obras, reabilitação, eficiência energética de construções, aplicação de metodologias BIM, projetos rodoviários, ferroviários e hidráulicos, entre outros. Grau conferido: Graduada/o em Engenharia Civil. Os estudantes podem optar por frequentar o curso em horários diurnos ou pós-laborais e em regime integral ou parcial. O Departamento de Engenharia Civil do ISEP tem parcerias estabelecidas com pequenas e grandes empresas e empregadores do setor de que são exemplo a Câmara Municipal do Porto , Porto Vivo – SRU , Águas de Douro e Paiva , Efacec , Porto Estádio , Fase , DST e Sika , entre outras. Continuidade de estudos no ISEP Mestrado em Engenharia Civil.
Saídas Profissionais:
As/os graduadas/os em Engenharia Civil, poderão desenvolver atividades de planejamento, projeto, construção, direção, coordenação, fiscalização, manutenção e reabilitação nas seguintes áreas:
- Estruturas (edifícios residenciais, industriais ou comerciais, pontes, reservatórios);
- Infraestruturas (estradas, sistemas viários urbanos, obras de suporte, fundações);
- Hidráulica e saneamento (sistemas de tratamento e distribuição de água, de tratamento de esgotos, de resíduos urbanos e industriais e sistemas de drenagem em geral);
- Materiais e tecnologias, entre outras.