Apresentação do curso:
A Engenharia Alimentar, constitui uma área científico-tecnológica fortemente multidisciplinar e interdisciplinar que estuda a produção, conservação, distribuição e comercialização de alimentos com elevada qualidade, tendo em conta as regras de higiene e segurança e respeitando o equilíbrio ambiental. Neste contexto, o curso de Engenharia Alimentar tem tido como objetivo formar jovens com um perfil de competências técnicas adequado à intervenção nas áreas referidas, assim como desenvolver nos diplomados a capacidade de trabalho e de adaptação a novas situações e desafios, a preocupação de aprender, de fazer e de inovar, a necessidade de atualização permanente, o espírito de equipe, a autonomia e a polivalência.
Saídas Profissionais:
O Curso de Engenharia Alimentar proporciona uma formação sólida em Ciências Básicas, em Ciências de Engenharia e Tecnologia e em Ciências Complementares, tendo na sua estrutura uma forte componente experimental, permitindo aos estudantes a aquisição de uma vasta experiência laboratorial nas áreas das Ciências Básicas e da Especialidade.
Sendo o profissional graduado em Engenharia Alimentar habilitado para atuar em:
- Empresas do setor Agroalimentar, Administração pública, central, local e associações profissionais;
- Empresas de fornecimento, distribuição e comercialização de gêneros alimentícios;
- Empresas de consultoria e auditoria;
- Entidades de fiscalização;
- Equipes de Investigação e desenvolvimento de processos, equipamentos e produtos alimentares em indústrias e outras organizações;
- Equipes para o planeamento e a execução de projetos de indústrias alimentares;
- Equipes de formação/educação.