Apresentação
A licenciatura em Educação Ambiental e Turismo de Natureza relaciona as ciências da educação com as ciências ambientais e o turismo de natureza.
O curso organiza-se em 6 semestres que correspondem a 180 ECTS cujo funcionamento irá decorrer em regime diurno.
Pretende formar profissionais com capacidade de interpretar o ambiente nas suas diversas dimensões (património geológico, biológico e humano), contribuindo para formar uma sociedade mais sustentável. Também visa desenvolver competências ao nível da preservação do ambiente e do usufruto dos espaços naturais para a prática do turismo de natureza (pedestrianismo, observação de aves, geoturismo e outras atividades desportivas e de lazer). Para além de uma forte componente educacional esta licenciatura também pretende fomentar o espírito empreendedor na criação de negócios relacionados com a educação ambiental e o turismo de natureza.
Saídas Profissionais
Pretende-se que os diplomados com este ciclo de estudos desenvolvam a sua atividade profissional nas seguintes áreas:
- Educadores ambientais de instituições públicas ou privadas, capazes de promover ações de sensibilização ambiental e de apoio técnico à gestão dos recursos naturais (por exemplo ao nível da biodiversidade, gestão de resíduos, em museus de ciência viva, no poder central e local (câmaras municipais, administração pública, associações ambientais, etc).
- Guias ambientais em áreas protegidas ou zonas de interesse natural do domínio público ou do domínio privado.
- Colaboradores de empresas dedicadas ao ecoturismo ou com uma componente de ecoturismo.
- Empreendedores na constituição de empresas vocacionadas para o turismo da Natureza e desenvolvimento de atividades desportivas no meio natural.
Assim, este ciclo de estudos tem por objetivo formar (Perfil Profissional):
Profissionais que podem, de forma autónoma ou integrados numa equipa, desenvolver e implementar projetos de intervenção e promover atividades de prestação de serviço à comunidade na área da educação ambiental, do turismo de natureza e da prática desportiva no meio natural, tendo os conhecimentos necessários no domínio ambiental e turístico para contribuir a uma sociedade mais sustentável, crítica e participada. A sua intervenção tem como finalidade a preservação do património natural e cultural e o bem-estar do cidadão/turista.