fbpx

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada menos que o politécnico mais bem ranqueado de Portugal!

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) é uma Instituição de Ensino Superior localizada em Portugal que foi fundada em 1983 em Bragança e Mirandela.

Veja a localização abaixo no mapa de Portugal.

 

Atualmente, o IPB destaca-se como o melhor instituto de Ensino Superior de Portugal em muitos rankings internacionais altamente conceituados. As pontuações máximas obtidas são o resultado da experiência acumulada e comprovada do IPB, nomeadamente, no impacto e excelência da sua produção científica e investigação aplicada, na mobilidade internacional de estudantes e no envolvimento com a sua região.

Confira abaixo a sua classificação em alguns rankings internacionais que possuem alta credibilidade.

U-Multirank

O U-Multirank é um ranking multidimensional promovido e financiado pela União Europeia, tendo a edição de 2019 avaliado mais de 1700 instituições de Ensino Superior de 96 países espalhados pelos quatro cantos do mundo.

O IPB ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a 1ª posição entre todos os institutos politécnicos em Portugal no ranking U-Multirank, tendo obtido, em 2019, a 5ª posição entre todas as universidades e politécnicos nacionais.

Em particular, o IPB possui a classificação máxima “A” nos indicadores “student mobility”, “international joint publications” e “bachelor graduates working in the region”. O indicador “student mobility” mede a dimensão dos estudantes enviados e recebidos em mobilidade e dos estudantes em programas internacionais conjuntos. O indicador “international joint publications” indica a porcentagem das publicações do instituto de ensino que listam pelo menos o endereço de um autor afiliado localizado em outro país. O indicador “bachelor graduates working in the region” leva em consideração a porcentagem de graduados que encontraram seu primeiro emprego (após a graduação) na região onde o instituto de ensino está localizado.

Atualmente, o IPB é considerado um espaço multinacional e multicultural, dado que possui 9000 estudantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, 3000 dos seus estudantes não são portugueses. Além disso, o IPB possui cerca de 900 estudantes e 300 professores em mobilidade internacional todos os anos.

Scimago Institutions Rankings 

O SCImago Research Group é um grupo de investigação que se dedica à análise e à avaliação da informação mantida em grandes bases de dados científicas. O ranking Scimago Institutions Rankings (SIR) tem por objetivo avaliar a atividade de investigação, com impacto a nível mundial, tomando como referência as publicações científicas das instituições e o número de citações recebidas. Este ranking, que mede a taxa de excelência em várias áreas, considerou o IPB a 7ª melhor instituição portuguesa de Ensino Superior e a 1ª posição entre todos os institutos politécnicos portugueses.

Ranking Web of Universities

O Ranking Web é o maior ranking acadêmico das instituições de ensino superior, oferecendo a cada seis meses um conteúdo científico independente, objetivo e gratuito para fornecer informações confiáveis, multidimensionais, atualizadas e úteis sobre o desempenho das universidades de todo o mundo. Os seus indicadores incluem conhecimento público compartilhado, impacto do conteúdo da web, pesquisadores mais citados e citações de artigos.

No Ranking Web of Universities o IPB ocupa o 14º lugar a nível nacional e o 1697º lugar mundial num universo de 11999 universidades/politécnicos analisados.

Academic Ranking of World Universities (Ranking de Xangai)

Um ranking muito respeitado é o Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como Ranking de Xangai, criado pelo Center for World-Class Universities, que classifica mais de mil universidades a cada ano e as melhores são publicadas em seu site. Os seus critérios de seleção são: premiações, citação dos pesquisadores, publicações em revistas, publicações de artigos e desempenho per capita.

De acordo com o Ranking de Xangai de disciplinas acadêmicas (do inglês “global ranking of academic subjects”), o IPB é uma das melhores instituições do mundo na área de tecnologia alimentar, aparecendo em 35º lugar mundial, entre as 300 melhores instituições do mundo. Ao todo estão representadas 8 instituições de ensino portuguesas nessa lista e, entre essas, o IPB é a única instituição politécnica listada.

A investigação desenvolvida no IPB também tem se destacado na área esportiva. O departamento de Ciências do Desporto do IPB integrou, em 2016, pela primeira vez, o Ranking de Xangai, aparecendo em 101º lugar mundial, entre as 300 melhores instituições do mundo. Nessa lista, denominada “ShanghaiRanking’s Global Ranking of Sport Science Schools and Departments 2016”, foram classificadas 8 instituições de ensino portuguesas e, entre essas, o IPB é a única instituição politécnica.

Thomson Reuters

A Thomson Reuters é a provedora líder mundial em informação estratégica para empresas e profissionais. Trata-se de uma fonte de informações considerada altamente confiável, dado que opera em mais de 100 países há mais de 100 anos.

A professora coordenadora da Escola Superior Agrária (ESA) do IPB, Isabel Ferreira, foi considerada pelo conhecido ranking internacional da Thomson Reuters uma das cientistas mais influentes do mundo na área das ciências agrárias em 2015 e 2016. Segundo outro ranking da Thomson Reuters, Isabel pertence ao grupo de seis investigadores portugueses cujos artigos científicos foram os mais citados do mundo em 2016. Este último ranking citado representa somente 1% de tudo o que se publica no mundo e envolve apenas 3000 cientistas. Curiosamente, dos seis portugueses que constam no ranking, dois são do IPB: Isabel Ferreira e Lilian Barros. Nesse sentido, os rankings internacionais da Thomson comprovam a qualidade individual dos investigadores do IPB.

Gostou? Para se inteirar mais, veja também os vídeos em seguida!

https://www.youtube.com/watch?v=Mxp7SC0GWGYhttps://www.youtube.com/watch?v=IJr4zxOfzgw

Leia mais alguns artigos:

15 motivos para estudar no IPB, em Portugal

Intercâmbio na graduação: como escolher a Instituição de Ensino Superior estrangeira?

Encontre o curso no IPB que é a sua cara!

Como se candidatar na graduação do IPB?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket