fbpx

Como vir para Portugal com filhos pequenos?

Você que está planejando vim morar em Portugal mas tem filhos pequenos e sempre pensa nas questões da escola, saúde e segurança das suas crianças, o Estude em Portugal vai te mostrar um pouco de como funciona esses quesitos por aqui para você planejar desde já! É importante lembrar de não esquecer os documentos essenciais dos seus filhos como carteira de vacinação e histórico escolar brasileiro, eles serão imprescindíveis no processo.

CRECHES

As creches em boa parte de Portugal são pagas e possui um valor médio de 200 euros, o que pode variar de acordo com a região que decida morar. As publicas encontram-se em números bem menores, paga-se um valor proporcional a sua renda porém dificilmente encontram-se vagas disponíveis para novas crianças. Todas funcionam em turno integral, normalmente, das 9 às 16 horas e pode-se estender até as 19 horas.

ESCOLAS

O período escolar inicia em setembro e vai até o começo de julho. Em Portugal temos as escolas que podem ser públicas e privadas. O ensino das escolas públicas em Portugal é de excelência e tem-se destacado entre os melhores sistemas educacionais do mundo. Não são cobradas mensalidade, mas existe o valor da alimentação da criança que é por conta da família e das atividades extras como natação, música, esportes e outros.  Entretanto, escolas públicas só existem para crianças a partir dos três anos de idade.

As escolas particulares são bem completas e existem a opção de turno integral, principalmente para os pais que precisam trabalhar e não tem com quem deixar os filhos.  O valor médio são de 300 euros, mas pode variar de acordo com a região escolhida para viver. É importante salientar que nessa média de preço geralmente já inclui as refeições dos filhos durante todo o período e as atividades extra classe.

SISTEMA DE SAÚDE

Embora a saúde seja considerada de alta qualidade é necessário perceber que em Portugal o sistema de saúde é pago, mesmo optando pelo sistema público. Para cada atendimento existe uma taxa mínima de 5 euros e basta possuir o NIF para se inscrever no Sistema Nacional de Saúde daqui de Portugal. Caso você não seja inscrito, o valor é em torno de 15 euros para cada atendimento.

SEGURANÇA

Portugal foi considerado o terceiro país mais seguro do mundo de acordo com Global Peace Index (GPI) com tradução no português para Índice Global da Paz. As cidades são bem tranquilas, você pode usar seu celular normalmente e dificilmente ver atos violentos públicos nas ruas. Ocorre em um número bem menor pequenos furtos como batedores de carteiras principalmente nos grandes centros, mas a polícia portuguesa trabalha com prevenção assídua para combater a criminalidade.

Ao decorrer do planejamento anote os principais bairros que pensa em morar e pesquise sobre as escolas próximas e postos de saúde, é bom levar em consideração principalmente em relação a distâncias e gastos com o transporte escolar, por exemplo.

Quer ouvir a experiência de alguém que já passou por isso? O Tio Maykon contou pra gente no nosso canal do YouTube, vem ver! 

Leia mais:
Dicas sobre informações de Custo de Vida/Qualidade de Vida em Portugal

As cinco cidades mais baratas para se viver em Portugal.

PORTUGAL ou IRLANDA? 5 motivos que vão te ajudar a escolher!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket