fbpx

Como validar o meu diploma em Portugal?

Essa é a hora de fazer a sua validação de diploma e estudar em Portugal!

Como validar o meu diploma em Portugal?

Essa é a hora de fazer a sua validação de diploma e estudar em Portugal!

Primeiramente, é necessário entender a diferença entre reconhecimento e equivalência de diploma.

RECONHECIMENTO E EQUIVALÊNCIA DE DIPLOMA

Respectivamente, o primeiro é para reconhecer um grau obtido fora de Portugal e o segundo é considerado o mesmo grau obtido em Portugal.

Se a validação do seu diploma for para fins de estudo, é necessário entrar em contato com uma Instituição portuguesa e a equivalência é feita através de uma avaliação da ementa do que já foi cursado e o valor varia de acordo com a Instituição acadêmica escolhida.

É importante lembrar que licenciatura em Portugal é o mesmo que bacharelado no Brasil. Em cursos de graduação do Brasil de duração de 5 anos, normalmente equivale-se ao mestrado integrado em Portugal (3 anos de licenciatura + 2 anos de mestrado), mas isso depende do curso e da grade curricular em ambos países.

VALIDAÇÃO PARA EXERCÍCIO DE ATIVIDADE PROFISSIONAL

Mas se você precisa validar seu diploma para fins de trabalho, é necessário fazer o reconhecimento profissional, isto deve ser feito diretamente na Instituição relacionada a sua profissão, como exemplo: para as engenharias é Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, no Brasil e a Ordem dos Engenheiros, em Portugal. Lembrando que cada Instituição respectiva a sua área tem valores e prazos de entregas diferentes, então é necessário consultar os próprios órgãos responsáveis. Algumas profissões não exigem a verificação do diploma enquanto outras é preciso uma prova para validação, então é bom ficar atento. Assim, é necessário solicitar a autorização nas Ordens de cada país para exercer a atividade profissional.

Quer saber sobre validação de diploma na área da engenharia em Portugal? Olha só o material que o Estude em Portugal preparou com a Camila e o Felipe do @ihmigrei

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket