fbpx

Como se deslocar na Europa – A escolha do melhor transporte

Trem

Ainda hoje, o transporte mais prático de viajar pela Europa – e para muitos a mais charmosa! – é viajar de trem. A vasta malha ferroviária, os diversos trechos percorridos por trens de alta velocidade e ainda a experiência de admirar da janela paisagens únicas, faz com que o transporte faça parte da experiência da viagem.
Existe também a possibilidade de comprar bilhetes de viajantes que te possibilitam utilizar os serviços por determinado período. Dessa forma, pode pegar um trem até certo país e depois de alguns dias embarcar em outro trem sem precisar comprar outro bilhete.

Agora vamos para as vantagens:

  • As estação estão sempre bem localizadas e bem próximas aos centros. Isso é muito útil na hora de economizar com o transporte interno e evitar ficar perdido no caminho na hora de chegar nos pontos do roteiro.
  • Não existe regras específicas de bagagem. Por isso a facilidade em transportas suas coisa sem ficar se preocupando com excesso de bagagem ou dimensões da mala.
  • As frotas de comboios (os trens) são compostas por uma diversidade de horários. Se acabar perdendo um horário, ou mudar de opinião, não precisa enlouquecer, provavelmente tem outras opções que não demoraram tanto tempo.
  • Se optar por fazer a viagem noturna acaba economizando na hospedagem, pois estará viajando.
  • E só para reforçar. As paisagens que vai encontrar no meio do caminho são espetaculares e dignas de serem admiradas.

Sobre as desvantagens:

  • O tempo. Este fator pode ser de suma importância se o o seu período de viagem for muito curto. Como os trajetos são mais longos, o tempo de deslocamento também é maior (Mesmo que esteja indo em alguns trem de alta velocidade). E é preciso estar muito atento ao seu destino para não perder sua parada. Caso isso aconteça, precisará descer na próxima estação, esperar outro trem para voltar.

Avião

Há muitos anos viajar de avião era sinônimo de luxo, e até hoje existem muitos que ainda não tiveram o privilégio de estar entre as nuvens.
Mas os conceitos foram mudando e as facilidades começaram a aparecer.

Sobre as vantagens:

  • Embora existam muitos bilhetes com valor elevado, o modelo low cost e as promoções nos ajudam bastante. Realizando uma boa pesquisa e sendo flexível com datas e horários pode conseguir um bom valor e usar seu dinheiro durante a viagem.
  • O querido tempo que muitas vezes está nas desvantagens aqui é a maior vantagem. Sem sombra de dúvida o meio mais rápido é o avião. Perfeito para grandes distâncias e pouco tempo.

Sobre as desvantagens:

  • O controle na dimensão, peso e produtos que serão levados é mais rigoroso aqui. Além disso, há alguns anos, as empresas não são obrigadas a ceder uma bagagem de porão incluída no valor do bilhete. Caso queira levar o cliente terá que pagar uma taxa extra e muitas vezes o valor não é atrativo.
  • Geralmente, os aeroportos ficam em áreas mais afastadas por várias questões. Por isso terá um custo extra de deslocamento para os pontos do roteiro.

Ônibus

O busão muitas vezes foi nosso parceiro na hora de economizar na viagem. Na Europa isso não é diferente e ainda tem um bônus: a qualidade é MUITO diferente de algumas frotas brasileiras, sendo muito comum encontrar wi-fi e pontos para carregar o celular. Se optar por essa opção de transporte te recomendo pesquisar pelo FlixBus.

Sobre as vantagens:

  • Os bilhetes já possuem um preço muito bom e as empresas realizam várias promoções, fazendo ser possível comprar um bilhete por 02 euros.
  • Assim como os trens, as estação de ônibus geralmente estão bem localizadas nos grandes centros.
  • Também existem viagens noturnas. Embora não seja tão confortável passar a noite sentado é uma boa maneira de economizar tempo e hospedagem.

Sobre as desvantagens:

  • As poltronas são bem confortáveis e em algumas frotas pode ser encontrar poltronas do tipo leito, elas reclinam mais fazendo com que a poltrona pareça uma cama. Porém não são todas que possuem essa opção.
  • O tempo aparece novamente como desvantagem. Essa opção, sem sombra de dúvida, é a mais longa.

Carro

O carro é a melhor opção de locomoção quando você quer explorar tudo ao máximo, principalmente o interior dos países. Em alguns locais você só chegará de carro, então não há o que pensar.

Sobre as vantagens:

  • Se estiver em um grupo é muito vantajoso dividir as despesas, pois assim terão oportunidade de não ficar dependendo dos horários fixados e aproveitar o seu roteiro com maior conforto e em rotas alternativas.
  • As estradas são muito bem cuidadas e possuem até cobertura de celular. Então é uma viagem feita tranquilamente com segurança.
  • Na Europa é muito comum você pegar caronas com completos estranhos. O aplicativo BlaBlaCar disponibiliza perfis para garantir a segurança dos usuários e o valor muitas vezes pode compensar.

Sobre as desvantagens:

  • Além da gasolina existem muitos pedágios, quando multiplicado pelo valor do câmbio podem encarecer um pouco a viagem.

Agora que você sabe qual meio de transporte escolher, conheça nosso canal e saiba mais rotas durante a estadia em Portugal: 

Gostou do nosso conteúdo? Leia mais:

Documentos necessários para viajar na Europa

Estatuto do trabalhador-estudante: tudo o que você precisa saber

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket