Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Você é aluno da UTFPR e tem interesse em participar do programa de Dupla-Diplomação com o IPB? Descubra quais são os cinco passos para realizar o programa!
Dois diplomas, um do IPB de Portugal e outro da UTFPR do Brasil

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Você é aluno da UTFPR e tem interesse em participar do programa de Dupla-Diplomação com o IPB? Descubra quais são os cinco passos para realizar o programa!
Dois diplomas, um do IPB de Portugal e outro da UTFPR do Brasil

Passo 1

O primeiro passo para participar do programa de DD com o IPB é verificar quais cursos oferecem essa possibilidade atualmente e o campus da UTFPR correspondente. Veja tabela a seguir.

Passo 2

Se você é aluno da UTFPR, verificou a possibilidade da DD no IPB através da tabela acima e possui interesse em se inscrever no programa, o segundo passo é entrar em contato com a coordenação de seu curso para saber sobre o lançamento do próximo edital e os critérios de seleção. Você também pode consultar os editais anteriores.

Passo 3

O terceiro passo é se inscrever no edital lançado pela coordenação de seu curso, sempre atento aos prazos e requisitos para a inscrição. Os requisitos estão listados no edital específico e podem variar de acordo com o curso e o campus da UTFPR.

Passo 4

Após ter sido aprovado no edital, você deve iniciar o quanto antes o processo de candidatura. Nessa fase, você encaminhará para a UTFPR os quatro documentos necessários para que o IPB possa emitir a carta de aceite:

  • Acordo de estudos: nesse documento, você preencherá quais disciplinas pretende cursar durante a mobilidade no IPB, bem como as equivalências previstas quando você retornar. Quando baixar o arquivo, você verificará que foram incluídas algumas orientações sobre o preenchimento. Seguindo essas orientações, você minimiza as chances de ter que preencher e coletar as assinaturas novamente. Lembre de apagar as orientações antes de imprimir o documento e não o preencha à mão. Atenção: no geral, o número total de créditos das disciplinas a serem cursadas no IPB deve ser no máximo 72 ECTS (Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos) – só serão aceitos acordos de estudos acima desse limite no caso dos cursos da Escola Superior Agrária e de Ciência da Computação/Sistemas de Informação.
  • Passaporte: escaneie apenas a página com as informações pessoais. Não será aceito nenhum outro documento de identificação. Caso tenha passaporte europeu, você poderá utilizá-lo para se candidatar e se matricular no IPB posteriormente.
  • Histórico: você pode solicitar o documento na Secretaria Acadêmica de seu campus ou acessar o seu histórico no Portal do Aluno e gerar um PDF. Caso opte por gerar o PDF, certifique-se de que não há páginas cortadas no arquivo.
  • Currículo

O envio da candidatura deve ser feito da seguinte forma:

  1. Providencie a documentação listada acima e, em seguida, junte-a em um só arquivo PDF, no formato vertical e na ordem da lista (contrato de estudos, passaporte, histórico e currículo). Certifique-se de que a qualidade esteja boa o suficiente para não prejudicar a legibilidade, mas que o tamanho do arquivo final não ultrapasse 2MB (você encontrará ferramentas na web que comprimem arquivos PDF mantendo uma qualidade aceitável).
  2. Preencha o formulário online e anexe, nos respectivos campos, a candidatura completa e o resultado do edital de seleção do seu curso.

Após a UTFPR receber os seus documentos, estes serão revisados e, caso esteja tudo certo, são encaminhados ao IPB para a emissão da carta de aceite. Caso contrário, a UTFPR enviará uma solicitação para que você corrija e envie a candidatura novamente – por isso é importante ler com atenção seguir os passos acima.

Para otimizar o processo, as candidaturas são enviadas ao IPB por curso, ou seja, quando todos os selecionados de um mesmo curso enviam suas candidaturas completas. Comunique-se com os outros selecionados para que ninguém seja prejudicado.

É importante salientar que as cartas de aceite não são emitidas imediatamente. O prazo normal é de até 30 dias após o envio da candidatura ao IPB. Por esse motivo, é importante você preparar a sua candidatura o quanto antes.

Passo 5

De posse da carta de aceite, você poderá executar seus planos de viagem: requerer o visto, comprar as passagens, adquirir o seguro, providenciar a moradia, etc. Se você não possui passaporte europeu, deve obrigatoriamente obter o visto de estudo. É muito importante realizar o pedido o mais rápido possível, pois você terá que se deslocar até um dos centros de solicitação de visto da VFS Global (residentes do Paraná são atendidos normalmente em São Paulo) e só terá acesso ao seu passaporte novamente no final do processo, que dura no mínimo 45 dias. Informe-se sobre serviços opcionais e taxas diretamente com a empresa. Saiba mais sobre o processo de obtenção do visto clicando aqui.

A declaração da universidade brasileira para requerer o visto é emitida pelo Departamento de Relações Internacionais (DERINT) de seu campus. Verifique os contatos na página da UTFPR.

O visto de residência não é adequado para esse caso porque preferencialmente você deve finalizar suas atividades até o término do segundo semestre de estadia no IPB. Prorrogações desse prazo só serão aceitas em casos específicos, mediante requerimento formal e devidamente justificadas pelo supervisor acadêmico do IPB.

Também é no DERINT de seu campus que você deverá solicitar o afastamento para estudos no exterior antes de viajar. Caso viaje sem solicitar o afastamento, você corre o risco de ser considerado como desistente do curso e terá que regularizar a situação enquanto estiver no exterior. Evite esse inconveniente.

A UTFPR elaborou uma lista de afazeres para que você não se perca no meio do processo. Baixe o documento aqui. O arquivo é editável, portanto, você poderá incluir e excluir itens conforme o seu caso.

Seguiu os cinco passos? Hora de arrumar as malas! O IPB te espera!

Assista também o vídeo IPB: Como chegar em Bragança, Portugal!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Relacionados:

Como posso te ajudar?

Todos os dias, informações fresquinhas pra você! Atualizadas por estudantes brasileiros espalhados por toda Portugal, a cada artigo você vai se sentir mais perto de Portugal! Está procurando um assunto específico? Escreve aqui no nosso buscador:

Amigo estou aqui!

Falamos a mesma língua!

Publicações Recentes:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada...

Dupla-Diplomação no IPB em Portugal

Saiba o que é o programa de Dupla-Diplomação no...

Perguntas frequentes sobre como estudar medicina em Portugal

Quer estudar medicina em Portugal? Então vem descobrir como...

O IPB e as suas parcerias de intercâmbio na graduação e pós-graduação

Você é estudante brasileiro de graduação ou pós-graduação e...

Quais os tipos de intercâmbio na graduação?

Saiba quais tipos de intercâmbio na graduação existem

Estudar em Portugal: 9 vantagens

Prosperar na vida acadêmica, bem como, profissional é o...

Como se candidatar no mestrado do IPB?

Você quer realizar mestrado no IPB, em Portugal? Saiba...

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Você é aluno da UTFPR e tem interesse em...

Intercâmbio: o que é e quais as suas vantagens?

Saiba o que é intercâmbio e quais as suas...

Como fazer reagrupamento familiar com visto de estudante?

TRAGA SUA FAMÍLIA PARA MORAR EM PORTUGAL COM VISTO...

Como se candidatar na graduação do IPB?

Você quer realizar graduação no IPB, em Portugal? Saiba...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!