fbpx

Como funcionam as escolas públicas em Portugal?

Quer saber como funciona o sistema das escolas públicas em Portugal? Descubra aqui!

Você que está se preparando pra vir com família, mas ainda tem dúvidas de como funciona a estrutura de escolas públicas no país, esse post é pra você!

Aqui iremos te dar dicas de todo o funcionamento da educação pública em terras lusitanas.

COMO FUNCIONA O ENSINO EM PORTUGAL?

O ensino básico é dividido em três ciclos e ele apenas começa quando a criança possui 6 anos de idade e a partir dessa idade que são oferecidas escolas públicas em Portugal. O primeiro ciclo inicia no 1º e vai até o 4º ano, o segundo a partir do 5º ano e finaliza no 6º, e o terceiro começa no 7º e termina ao 9º ano. O ensino secundário por sua vez, equivale ao ensino médio e este vai do 10º ao 12º ano.

POSSO ESCOLHER A ESCOLA?

Você seleciona algumas das suas principais opções, mas de fato a escolha não é feita por você. Eles analisam o bairro próximo da sua casa ou do seu trabalho, e se há vagas disponíveis nas escolas. Às vezes pode ter uma fila de espera muito grande a depender da região e do conceito da escola.

POSSUI ALGUM CUSTO?

Para matricular seu filho em uma escola pública portuguesa, primeiramente é importante deixar claro que você pagará pela alimentação e pelos materiais e o preço varia de acordo com sua declaração de imposto de renda, isso significa que quem recebe mais, paga mais e quem recebe menos irá logicamente pagar menos.

QUAIS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Para a matrícula em escolas portuguesas é necessários os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Carteira de vacinação;
  • Ficha de matrícula;
  • Histórico escolar (apostilado de acordo com a Convenção de Haia);
  • Passaporte da criança ou do adolescente.

COMO FUNCIONA O CALENDÁRIO ESCOLAR?

As aulas do primeiro semestre iniciam-se em Setembro em todo território português e terminam em Janeiro. Já o segundo semestre letivo vai de Fevereiro a Junho.

QUAL O HORÁRIO ESCOLAR?

Normalmente, as aulas começam as 9 horas e terminam por volta das 15h30min. Caso você queira pagar por atividades extras, as aulas costumam estender até às 17h30min ou às 19h30m.

 QUER SABER MAIS?

O Estude em Portugal fez uma instalive com o @pedablios contando tudo sobre isso e como foi a experiência dela com seus filhos. Confere aqui!

Gostou do nosso conteúdo? Leia Mais:

Top 10 Faculdades mais baratas em Portugal 2023

Top Oito Instituições de Ensino Superior Mais Baratas de Portugal

Como funciona o reconhecimento de ensino médio em Portugal?

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket