fbpx

Aveiro é uma encantadora cidade localizada na região Centro de Portugal, a cerca de 75 km ao sul da capital, Lisboa, cerca de 2 horas e 30 minutos. Com uma população de aproximadamente 80 mil habitantes, Aveiro é conhecida por sua rica história, seus canais pitorescos e sua arquitetura singular.

Vista do canal de Aveiro
Vista do canal de Aveiro

A cidade tem recebido reconhecimento internacional por suas características únicas. Em 2017, foi eleita a “Melhor Destino Europeu” pelos European Best Destinations, destacando sua beleza e atrativos turísticos. Além disso, ela também ganhou o prêmio “Cidade do Vinho” em 2017, por sua rica tradição vinícola.

Uma das principais atrações são os seus canais, que lhe renderam o apelido de “Veneza de Portugal”. Os tradicionais barcos moliceiros, coloridos e decorados, oferecem passeios encantadores pelos canais, permitindo aos visitantes explorar a cidade de uma perspectiva única. A Ria de Aveiro, uma laguna próxima à cidade, é também uma área de grande beleza natural e habitat de diversas espécies de aves.

Higor em moliceiro no canal de Aveiro
Higor em moliceiro no canal de Aveiro

Além dos canais, Aveiro possui um centro histórico encantador, com belos edifícios de estilo Art Nouveau e Art Déco. A Sé Catedral de Aveiro, o Museu de Aveiro e a Capela de São Gonçalinho são alguns dos destaques arquitetônicos da cidade. A praia da Costa Nova, com suas típicas casas listradas de cores vibrantes, é outro ponto turístico popular.

No panorama de empregos, há uma economia diversificada, com destaque para os setores de serviços, indústria e tecnologia. A cidade abriga um dos principais polos tecnológicos de Portugal, com empresas e instituições de pesquisa e inovação. Além disso, a Universidade de Aveiro é uma importante instituição de ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e científico da região.

Shopping Basket