Bolsas de estudo para estudar em Portugal

Bolsas de estudo para estudar em Portugal

Bolsas de estudo para estudar em Portugal

50 Faculdades Portuguesas aceitam a nota do ENEM!

De acordo com o Estatuto de Estudante Internacional, o vestibular brasileiro serve como prova de acesso para o ensino superior português mas, diferente do Brasil, o sistema de ensino público na europa é pago! Para conseguir um bolsa de estudo, você precisa se inscrever em algum programa específico, de acordo com o tipo de candidatura.

Bolsa de Estudos para brasileiros na Europa

Estudar em Portugal é, sem sombra de dúvida, um grande investimento para a sua carreira, além de uma grande experiência profissional e de vida. Vários fatores podem contribuir na hora da escolha, sendo de caráter pessoal ou econômico. Por isso, ter uma bolsa de estudos em Portugal, seja parcial ou integral, pode ajudar bastante no caminho.

No Brasil estamos acostumados com a situação do Sisu, Prouni e Fies. Temos um sistema que nos possibilita “jogar” a nota para qualquer faculdade do país de acordo com a sua nota de corte. Assim, conseguimos uma bolsa de estudo ou financiamentos para começar os estudos no Ensino Superior.

Agora, se você quer estudar em Portugal
o que falei no parágrafo acima.

As instituições do outro lado do continente possuem diversos processos de acesso, e quando se trata dos estudantes estrangeiros possuem certa liberdade. Seja universidade ou politécnico, instituição pública ou privada, cada um possui seu próprio edital. Isso significa que os documentos, valores, prazos de candidatura, auxílios e todas as outras coisas podem variar.

Sabemos que editais são grandes, com palavras complicadas e só de falar a palavra edital dá uma preguiça de ler. Mas se o seu sonho é estudar no país lusitano é muito importante que leia com atenção cada detalhe, essa pode ser a diferença para ter sucesso na sua nova jornada.

E aí? Vamos aprender mais um tópico para transformar sua vida?

Quais tipos de bolsas de estudo existem em Portugal?

As bolsas de estudo oferecidas pelas universidades portuguesas abrangem vários perfis de candidatos. Por isso, se não se encaixar no perfil de alguma bolsa não se preocupe, leia os outros tipos e assim pode se encaixar em algum requisito.

Bolsa de Mérito

Essa provavelmente é a mais conhecida entre os estudantes. Os alunos com melhores resultados no curso recebem um auxílio para continuar se dedicando aos seus estudos. Além de não precisar pagar a mensalidade, ainda pode receber uma ajuda para os demais custos.

Perfil do Estudante

Essa modalidade pode ser mais incomum. As bolsas de perfil ocorrem quando as instituições querem aumentar um determinado grupo. Com isso, podem oferecer bolsa estrangeiros como incentivo para que eles a escolham.

Bolsa de Auxílio Socio-econômico

Em alguns casos essa modalidade pode ser fornecida pela Instituição de Ensino ou pela DGES (Direção-Geral do Ensino Superior). Os critérios analisados são a renda, situação socioeconômica ou número de dependentes mas esses programas em específicos, são financiados pelo estado português e na maior parte dos casos, são restritos as vagas para estudantes internacionais.

Programa de Bolsas do Programa Santander

O Banco Santander já recebeu um prêmio por ser a empresa que mais investe em educação a nível mundial. Isso acontece devido ao programa de mobilidade internacional que permite que estudantes universitários, brasileiros e portugueses, possam fazer um semestre letivo em uma instituição do outro país. Novos editais saem todos os anos e fornecem auxílios para gastos desde a passagem até os gastos mensais.

Bolsas Santander Futuro

Destinam-se a apoiar estudantes universitários com recursos econômicos limitados e que estejam determinados a prosseguir ou terminar um ciclo da carreira acadêmica.
Estas bolsas, num valor que pode ascender a mil euros, têm como objetivo contribuir para uma estabilidade financeira potenciadora de um melhor desempenho escolar dos beneficiários.
O mérito escolar é um dos principais critérios, assim como a necessidade de apoio financeiro para os universitários poderem prosseguir os estudos no 1º e 2º ciclo do ensino superior

Bolsas Santander Global

São bolsas de mobilidade global dirigidas a alunos com mérito acadêmico que necessitem de apoio econômico para participar ou complementar outros programas de mobilidade, como por exemplo, o programa Erasmus.

Bolsas de Estudos pela CAPES

A CAPES financia bolsas de estudo e auxílios a indivíduos brasileiros por meio dos seus programas e ações. Dessa maneira, dá suporte à formação de profissionais para o magistério superior e para o desenvolvimento científico e tecnológico nacional, promovendo, igualmente, a internacionalização da ciência, tecnologia e inovação brasileiras. Para se candidatar você deve consultar os critérios e calendários diretamente no site da organização.

Instituto Camões

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. desenvolve um conjunto de programas de bolsas de estudo no âmbito da Cooperação e da Língua e Cultura Portuguesas. Existem vários tipos de bolsas atribuídas, aqui estão algumas delas:

Bolsas da Cooperação

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. , no âmbito da Cooperação para o Desenvolvimento, desenvolve um programa de bolsas de estudo para a frequência de licenciaturas, mestrados e doutoramentos em Portugal e nos países parceiros de cooperação, contribuindo dessa forma para a capacitação de quadros qualificados de acordo com as necessidades e prioridades identificadas pelos países parceiros para um desenvolvimento sustentável.

Bolsas da Língua e Cultura Portuguesas

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. desenvolve um conjunto de programas de bolsas de estudo no âmbito da língua e cultura portuguesas, destinado a apoiar e a promover:
• o aperfeiçoamento de competências linguísticas;
• o estudo e a investigação na área da língua e da cultura portuguesas;
• a formação científica ou profissional na área de português língua não materna;
• a formação e/ou o aperfeiçoamento na área de tradução e interpretação de conferências.

Bolsas de Governos e Instituições Estrangeiras

Bolsas de estudo para estudantes no âmbito de programas de cooperação cultural bilateral entre Portugal e diversos países.

Bolsas PROCULTURA PALOP-TL UE

O projeto da União Europeia PROCULTURA PALOP-TL disponibiliza 48 bolsas de estudos internacionais para licenciatura e mestrado nas áreas da Música e das Artes Cênicas através de concursos, cofinanciados e geridos pelo Camões, IP, entre 2019 e 2020, destinados a cidadãos nacionais dos PALOP e de Timor-Leste e residentes nestes países.

Graduação Sanduíche

É uma modalidade de estudos oferecida por algumas universidades brasileiras. Basicamente, consiste em possibilitar que o aluno possa estudar por um determinado período do curso fora do país. Isso é possível graças a um acordo entre sua faculdade no Brasil com alguma faculdade de Portugal. Assim, os únicos gastos que terá que arcar serão suas próprias despesas, sem se preocupar com as mensalidades.

Se você não tiver feito o ENEM, ainda assim você consegue ingressar numa faculdade pública portuguesa!

SAIBA MAIS SOBRE AS FORMAS DE INGRESSO!

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Ano letivo em Portugal: Como funciona?

Assim como, nos filmes adaptados no hemisfério norte, o...

Top 10 Escolas Superiores mais baratas em portugal.

Seu maior sonho é ter uma experiência internacional e...

Como se candidatar no mestrado do IPB?

Você quer realizar mestrado no IPB, em Portugal? Saiba...

Como planejar para estudar em Portugal?

Chegou a hora de você fazer o seu planejamento...

Como funcionam as escolas públicas em Portugal?

Quer saber como funciona o sistema das escolas públicas...

Conheça o politécnico mais bem ranqueado de Portugal

Você conhece o IPB? O IPB não é nada...

Intercâmbio: quanto custa?

Quanto custa para realizar um intercâmbio? Neste artigo são...

Como se candidatar a Dupla-Diplomação da UTFPR com o IPB?

Você é aluno da UTFPR e tem interesse em...

Como validar o meu diploma em Portugal?

Essa é a hora de fazer a sua validação...

Como ver a nota do ENEM?

O INEP liberou as notas dos estudantes que realizaram...

Quais os tipos de intercâmbio na graduação?

Saiba quais tipos de intercâmbio na graduação existem

Como fazer reagrupamento familiar com visto de estudante?

TRAGA SUA FAMÍLIA PARA MORAR EM PORTUGAL COM VISTO...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!