fbpx

Aveiro: estude e viva na Veneza portuguesa

Se a beleza tem a ver com a sua escolha para estudar e viver em Portugal, então você vai ler agora sobre o lugar certo: Aveiro. Considerada a Veneza portuguesa, devido a seus canais e os belos passeios por eles, ela tem muito de turística, mas também uma ótima infraestrutura para viver.

O que é interessante também é que ela fica no meio do caminho entre Porto e Coimbra, estando a menos de uma hora de carro de cada uma delas. Então, veja tudo o que você pode aproveitar, além da beleza e da localização, se você escolher Aveiro para estudar e viver.

Um pouco da história de Aveiro

Devido à sua localização geográfica, entre o continente e o mar, com várias ilhas em uma espécie de mangue chamado ria, a vida em Aveiro nem sempre foi tão simples. 

Por isso, durante uma parte da história, a cidade foi simplesmente um lugar em que moravam pescadores. Embora tenha tido um porto importante, ele deixou de ser usado entre os séculos 16 e 17, o que levou a um grande atraso econômico e a fuga de parte da população.

Foi somente no século 18 que Aveiro retomou a sua importância, pois foi elevada à categoria de cidade e teve a sua reorganização política e social a partir de um decreto do rei. Com isso, reorganizou-se o porto e a atividade econômica, o que levou a um período de grande desenvolvimento, principalmente ligado à pesca e ao comércio de bacalhau. 

Atualmente, é um grande centro urbano da região, que tem grande atividade portuária, rodoviária, educacional e turística.

Cidade de Aveiro
Aveiro a Veneza Portuguesa – Photo by Mert Erbil on Unsplash

Como é viver em Aveiro?

Aveiro junta tudo o que há de bom, porque tem a tranquilidade de cidade de interior, com várias atividades para fazer durante todo o ano, devido ao ambiente universitário e à economia ligada ao turismo. 

Também, pela localização, há a possibilidade de curtir as praias da região durante o verão, mesmo com as águas geladas do Atlântico. E, claro, você sempre pode dar uma fugidinha para o Porto, quando precisar de algum serviço específico, como no Consulado Brasileiro. Isso porque os transportes, tanto comboios (trens) quanto autocarros (ônibus), são muito frequentes e não tão caros.

A segurança na cidade

Como você deve imaginar, Aveiro, assim como todo o país, é uma cidade segura. E isso pode ser verificado em dados como o Global Peace Index (GPI), que diz que Portugal fica na terceira posição entre os lugares menos violentos. 

Em Aveiro, há alguns problemas ligados a batedores de carteira e também a fraudes ligadas ao turismo, mas nada que atinja diretamente quem mora por lá.

Então, deixe de lado a preocupação em sair com o celular caro ou com a carteira. É só colocar em um bolso seguro que ninguém vai ameaçar você com uma arma para levá-los. Você só não pode dar bobeira!

E o clima em Aveiro?

Aveiro tem um clima com verão ameno, ou seja, nada das temperaturas altas que você encontra no sul de Portugal. Lá, no máximo, você vai ter poucos dias com mais de 30 graus. No restante da estação mais quente, sempre as máximas ficam entre os 25 e os 30 graus.

No inverno, também não se preocupe com temperaturas negativas, pois elas chegam perto de zero, mas não baixam mais do que isso. Porém, a umidade é algo presente, e as chuvas vão fazer parte de alguns dias. 

O interessante é que o clima da cidade é ameno porque a Ria de Aveiro, aquele mangue sobre o qual já falamos, tem uma função de reguladora das temperaturas.

Shopping na cidade de Aveiro
Photo by Mert Erbil on Unsplash

Quanto você vai gastar para viver em Aveiro?

A comparação mais óbvia que a gente sempre faz é com Lisboa e Porto. E, sim, morar em Aveiro é mais barato. Porém não pense que você vai gastar bem pouco. Afinal, devido ao movimento do turismo e à baixa oferta de imóveis para arrendamento (aluguel), os preços não são tão baixos quanto outras cidades.

Se você optar por viver na região mais central da cidade, vai ter um gasto de mais ou menos 500 euros por um apartamento T1, que é como eles chamam os apartamentos de 1 quarto. Se você, no entanto, sair dos principais pontos da cidade, pode encontrar boas opções por cerca de 300 euros. Mas, se você vai estudar e não se preocupa em dividir a casa com outras pessoas, então dá para economizar ainda mais, e gastar algo entre 200 e 250 euros por um quarto. Pensando bem, é uma ótima opção para socializar e viver ainda mais os seus tempos de estudos em Aveiro.

As contas do dia a dia, como supermercado, água, luz, internet e telefone celular (telemóvel) não têm muita diferença com o restante do país. Para nós, só não vale comparar com o real, que aí dá a sensação de que tudo é muito caro. Porém, se você observar o restante da Europa, vai notar que economiza muito ao escolher Portugal.

Quer tomar um café? Consegue por uns 60 cêntimos na maioria dos lugares. Um chope (imperial)? Mais ou menos 1 euro, nos lugares mais populares. E, no supermercado, comprar um vinho na promoção é uma ótima pedida. Você pode achar um DOC Douro por mais ou menos 2 euros se procurar direitinho.

Em quais bairros de Aveiro é bom morar?

Na hora de escolher o imóvel para morar, tenha muita calma! Afinal, se você estiver com pressa, não analisar muito bem as ofertas e as localizações, pode ser que você se arrependa, como em qualquer lugar do mundo. Por isso, invista um bom tempo visitando os sites de imobiliárias e os centralizadores de anúncios como www.idealista.pt, www.casa.sapo.pt e vários outros. Depois, também visite os imóveis, ande pela região, para saber se é aquilo mesmo que você quer.

Para quem quer ficar no centro, as freguesias de Glória e Vera Cruz são, sem dúvida, ótimas opções. Perto do agito, das melhores opções para viver a cidade, elas também têm também transporte fácil. Ficam perto da Universidade de Aveiro, e você pode acessar facilmente por transporte ou bicicleta, que é uma ótima ideia para quem vive por lá.

Já para quem quer fugir um pouco do agito, há boas escolhas, como Aradas, não muito distante, e Cacia, um pouco mais retirada do centro. São boas opções para famílias e pessoas com carro. 

O que você precisa saber sobre saúde 

Sempre que você estiver em Portugal, lembre-se de levar o seu CDAM, que você consegue com um cadastro no nosso SUS. Lá, eles chamam esse documento de PB4, e dá acesso a todos os serviços de saúde pública.

Porém, se você já conseguiu um visto de estudante, aí não precisa mais do CDAM brasileiro. É tratado como cidadão português, com o pagamento de um valor mínimo, que eles chamam de taxa moderadora.

Para você não se assustar e ter uma ideia mais clara, um atendimento no pronto-socorro fica em torno de 18 euros. E, se você precisar de exames ou outros procedimentos, esse valor nunca passará de 40 euros. 

O essencial é, se você vai ficar por bastante tempo, se registrar na Unidade de Saúde Familiar da freguesia, para ter acompanhamento e encaminhamento para as especialidades. 

Para casos de urgência e situações mais graves, o Centro Hospitalar Baixo Vouga é uma referência para a cidade. Porém, só procure um serviço como esse se houver necessidade. No dia a dia, a unidade da freguesia dá conta de atender você bem. 

Centro Universitátio
Foto de Divulgação – Universidade De Aveiro

Opções para estudar em Aveiro


A principal referência na educação superior em Aveiro é a Universidade de Aveiro, que é responsável pela grande fama da cidade como centro de excelência em ensino e pesquisa.

Ela é pública e dividida em dezesseis departamentos e 4 escolas politécnicas, com diversas áreas do conhecimento e possibilidade de formações. Com certeza, uma delas tem tudo a ver com o que você quer para o futuro.

Também existe outra opção particular, para quem quer se dedicar a algumas áreas específicas: o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração – ISCIA.

São diversas possibilidades de você desenvolver seu curso superior, pós-graduação, mestrado, doutorado ou mesmo um curso de curta duração com muita qualidade, em um lugar fantástico.

O que tem legal para fazer lá?

Tem muita coisa para fazer em Aveiro. E, se você morar por lá, vai realmente conseguir encher a agenda com visitas interessantes e passeios para ver muita beleza.

A primeira coisa que você deve fazer ao chegar lá é conhecer a cidade pelos canais, fazendo um passeio de moliceiro, que são os barcos que atendem os turistas.

Mas você pode (e deve também) conhecer os passadiços, que são caminhos novos que podem ser percorridos a pé ou de bicicleta. Assim, vai ter uma ideia clara de como é a Ria de Aveiro.

E também tem muitas outras opções, como o centro histórico, o Museu de Aveiro, a Rota Art Noveau, além de ver as casas coloridas da Costa Nova, visitar as salinas e curtir as praias.

O que não vai faltar é possibilidade de curtir a cidade durante todo o tempo em que você estiver lá.

Ovos Moles
Ovos Moles – Imagem de Divulgação Center

Comendo em Aveiro

Você pode imaginar que Aveiro tem ótimas opções de pratos tradicionais ligados a peixes e frutos do mar, devido ao fato de estar na água. E realmente tem, como a famosa caldeirada de enguias.

Mas o que realmente deu fama à cidade foram os chamados doces conventuais, e principalmente um deles: os Ovos Moles de Aveiro, feitos principalmente com gemas de ovos e açúcar. Além dele, alguns outros derivados estão entre os mais pedidos por lá.

Para comer no dia a dia, há ótimos restaurantes, que servem a tradicional comida portuguesa, mas também pratos internacionais.

Se o dinheiro não está sempre disponível, principalmente para os estudantes, há a possibilidade de comer nas tascas e em restaurantes mais populares, principalmente próximo ao campus da Universidade de Aveiro.

Enfim, Aveiro é uma ótima possibilidade para estudar, morar e curtir durante um tempo da sua vida. Por isso, coloque-a na sua lista de opções.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket