fbpx

As melhores áreas para trabalhar e ganhar dinheiro em Portugal – e seus salários!

Após estudar em Portugal, é natural querer estabelecer como um profissional com uma carreira internacional. O ambiente de trabalho em Portugal está se desenvolvendo principalmente em áreas que são fomentadas a partir dos mercados internacionais e pelo desejo que o povo do país tem pelo desenvolvimento tecnológico e domínio de tecnologias digitais. Juntamente com as áreas de tecnologias, as áreas da saúde (e ciências biológicas) e gestão (marketing e contabilidade principalmente) tem se mostrado áreas com maior saída profissional nas universidades e institutos portugueses.

Laboratório de Ciências Biomédicas

Abrindo a lista dos cursos com maior empregabilidade em Portugal, o programa de licenciatura em ciências biomédicas laboratoriais do Instituto de Tecnologia de Lisboa encontra-se no topo do ranking dos cursos que mais produzem em 2020, com uma taxa de desemprego entre formados de 0,1%.  O salário pode variar entre 1216 e 1987 euros.

 

 

Enfermagem

Vários cursos de licenciatura em enfermagem, sejam eles do ensino superior público ou privado, estão também classificados entre os cursos mais produtivos de Portugal. Em decorrência da pandemia, os indicadores para esta área aumentaram sua demanda nos últimos anos. Os salários variam entre 1276 e 2298 euros.

 

Engenharia Informática

Engenharia Informática | Universidade do Algarve

Alguns programas de licenciatura em engenharia informática, quer do ensino superior quer do politécnico, encontram-se entre os melhores no ranking português dos cursos que mais produzem.  O mercado europeu tem investido bastante em profissionais que lidam com a alta tecnologia e/ou fazem a atualização de sistemas antigos para novas bases de dados. É uma área expoente que tem mercado de trabalho garantido. Em 2022, os salários nesta profissão variaram entre 1700 a 3.320 euros.

 

Economia

A licenciatura em Economia da Universidade Católica Portuguesa também encabeça a lista, com uma taxa de desemprego de 0,2%. As áreas relacionadas à contabilidade, gestão financeira e finanças em geral, também tem tido boa saída empregatícia. No último período, a média salarial de um economista em Portugal variou de 1216 euros até 1987 euros, com um valor médio de 1517 euros mensais.

 

Bioquímica

Em quais áreas o bioquímico pode atuar? | Guia do Estudante

Segue-se a licenciatura em Bioquímica pela Universidade de Lisboa, com a mesma taxa de desemprego: 0,2%. Como as atuações profissionais desta área são múltiplas e variáveis, os salários também podem variar bastante. O curso prepara para estudos na indústria e também na pesquisa acadêmica. Um biotécnico por exemplo pode ter um salário que varie entre 1070 a 1805 euros. 

Engenharia Elétrica e de Computação

4 fatos que todo engenheiro eletricista deve conhecer 💡

Logo abaixo, mas ainda com uma taxa de desemprego de 0,2%, encontra-se um programa abrangente de mestrado em engenharia elétrica e informática da Universidade de Lisboa. Como comentado anteriormente, as áreas de tecnologias tem recebido mais expansão e investimentos nos últimos anos, em um esforço em modernizar o mercado de trabalho português. Para um engenheiro elétrico, os salários variam entre 1315 a 2489 euros, enquanto para o engenheiro de hardware informático, por exemplo, o salário varia entre 1394 e 2672 euros.

Medicina

Medicina: veja este guia com informações sobre a carreira!

O programa de Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Porto surge na penúltima posição com uma taxa de desemprego de 0,2%. Mas atenção – o acesso aos cursos em medicina em Portugal é mais restrito aos estudantes nacionais, sendo necessário verificar com seu mentor a viabilidade de uma candidatura nessa área. Os salários variam de acordo com a especialidade, por exemplo, um otorrinolaringologista pode receber entre 1877 e 4070 euros, enquanto um profissional que trabalhe em empresas privadas pode receber entre 2075 e 4020 euros.

A dinâmica do mercado de trabalho é variável e muda de acordo com as políticas econômicas e do cenário do desemprego comercial do país. Existem várias oportunidades de trabalho para além destas citadas.. É possível encontrar vagas em diversas áreas, e em várias cidades diferentes.

Por fim, considere outras possibilidades além da sua preferência inicial de formação, pois devemos estar abertos para explorar outras áreas. Ficou curioso e quer saber mais sobre as opções de curso nas universidades portuguesas? Quer saber qual se aplica melhor ao seu perfil, a seu investimento financeiro e suas expectativas? Entre em contato com a nossa mentoria para saber mais!!!

 Descubra os cursos com maior empregabilidade: Cursos com maior empregabilidade em Portugal: saiba quais possuem a maior taxa

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket