Como alugar apartamentos em Portugal

Como alugar apartamentos em Portugal

Como alugar apartamentos em Portugal

Você vai estudar ou trabalhar em Portugal e ainda não escolheu um lugar para morar? Leia o artigo e descubra o passo-a-passo de como alugar o apartamento ideal para você.
Apartamento
Você vai estudar ou trabalhar em Portugal e ainda não escolheu um lugar para morar? Leia o artigo e descubra o passo-a-passo de como alugar o apartamento ideal para você.

Milhares de brasileiros já moram em Portugal e muitos outros estão por ir. O país tornou-se muito atrativo e representa uma das principais entradas para os brasileiros que desejam viver na Europa, graças aos acordos entre os dois países que facilitam cada vez mais esse processo de migração. A perspectiva de mais oportunidades de trabalhos, o ensino superior de alta qualidade ou até mesmo nacionalidade portuguesa são as principais causas dessa mudança de endereço para o outro lado do oceano Atlântico.

Quem já decidiu o que e como estudar em Portugal precisa agora organizar a parte mais burocrática desse processo que incluiu, obviamente, a emissão do visto, documentação e, não menos importante, a escolha da morada. Encontrar um local ideal para morar pode ser uma tarefa complicada e demanda muita pesquisa, especialmente para quem faz isso apenas pela internet e não tem a chance de visitar o apartamento pessoalmente. Então começam a aparecer as primeiras dúvidas e as diferença entre Brasil e Portugal se tornam mais visíveis, já que os processos de arrendamento de apartamentos ou casas são muito distintos.

1º Passo: decidir o tipo de moradia 

Primeiramente, é preciso decidir entre um apartamento ou uma casa. Em uma casa, as principais vantagens são o espaço nos cômodos, o pátio e a privacidade, mas elas costumam ficar nos subúrbios e, assim, é melhor ter um carro para se locomover até o centro da cidade ou até a universidade. Para quem prefere se locomover de ônibus e ter mais mobilidade urbana, os apartamentos são uma ótima opção, além de serem mais em conta. É possível alugar quartos em apartamentos compartilhados, quartos em residências de estudantes, apartamentos completos ou ainda permanecer em um hostel.

2º Passo: entender a nomenclatura

Os apartamentos em Portugal são divididos em certas nomenclaturas. Os chamados de T0 são os estúdios, conhecidos no Brasil como kitnet, os T1 são apartamentos completos que têm apenas um 1 quarto, os T2 têm 2 quartos e assim por diante. Vale ressaltar que eles podem estar mobiliados, isso quer dizer que a morada já tem a mobília ou os móveis e, as vezes, já inclui roupa de cama, talheres e toalhas (sempre bom se informar diretamente com os locadores). Outro termo utilizado é de apartamento equipado, isso significa que a residência possui eletrodomésticos, normalmente os mais básicos.  Além disso, é importante lembrar que os locadores, em geral, cobram uma caução (garantia) e o aluguel é sempre pago em antecipação no início de cada mês. Essa caução é um valor pago na assinatura do contrato e serve como uma garantia para o arrendamento.

3º Passo: sites para alugar

  • Além disso, existem diversos grupos de estudantes no Facebook para arrendar quartos ou estúdios. É muito fácil de procurar eles no site, pesquise por “Quartos para arrendar em…” ou “Apartamentos para arrendar em…” seguidos pelo nome da cidade em questão e, então, você encontrará diversos grupos para achar sua moradia ideal.

Para encontrar os melhores apartamentos para você nos sites, filtre por localização e faixa de preço. Torne-se familiar com o mapa da cidade de destino, onde se localiza o centro da cidade, o trabalho, a universidade. Se você dependerá de transporte público, é importante saber como funciona a rede, onde ficam as paradas de ônibus ou as estações de metrô que você precisará usar. Dessa forma, os mapas com a localização de cada apartamento se tornam muito úteis. Além disso, é essencial se informar sobre as despesas como água e eletricidade e sobre planos de internet ou televisão, que podem ou não estar inclusos no aluguel e fazem muita diferença nos custos mensais.

Alternativa: residência de estudantes

Uma ótima alternativa para os estudantes, especialmente os internacionais, são as residências de estudantes. É possível encontrar residências da própria universidade, que costumam ser mais acessíveis financeiramente, e também outros tipos de alojamento, os chamados low cost stay over, que não são mantidos pela faculdade, mas muitos apresentam descontos para universitários. Existe uma grande variedade de quartos e estúdios nessas residências, geralmente são mobiliados e podem ter ou não banheiro privativo e Kitchenette (fogão, frigorífico, micro-ondas e exaustor). É muito comum encontrar os quartos partilhados com duas ou mais pessoas e os quartos individuais, dessa maneira os valores podem variar muito. Além disso, a estrutura das residências universitárias é muito completa, apresentam salas de estudos, salas de recreação, lavandeiras e até cafeterias para os moradores. Cabe destacar que os alojamentos mantidos pelas universidades são mais procurados, têm vagas limitadas e possuem lista de espera, já que os estudantes que moram neles têm preferência no momento de renovação e os preços são mais baixos que em outros lugares. Assim, recomendo antecedência para realizar as reservas nas residências.

Sintam-se à vontade para fazer perguntas ou compartilhar experiência nos comentários!

Tags: alugar quartos em Portugal, aluguel, apartamentos, arrendamento

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

15 motivos para estudar no IPB, em Portugal

Você deseja estudar em Portugal, mas ainda não decidiu...

Como planejar para estudar em Portugal?

Chegou a hora de você fazer o seu planejamento...

Como se candidatar na graduação do IPB?

Você quer realizar graduação no IPB, em Portugal? Saiba...

Ano letivo em Portugal: Como funciona?

Assim como, nos filmes adaptados no hemisfério norte, o...

Como fazer o visto de estudante?

DESCUBRA COMO FAZER SEUS VISTO DE ESTUDANTE AGORA

Como se candidatar no mestrado do IPB?

Você quer realizar mestrado no IPB, em Portugal? Saiba...

O IPB e as suas parcerias de intercâmbio na graduação e pós-graduação

Você é estudante brasileiro de graduação ou pós-graduação e...

Perguntas frequentes sobre como estudar medicina em Portugal

Quer estudar medicina em Portugal? Então vem descobrir como...

Estudar em Portugal: 9 vantagens

Prosperar na vida acadêmica, bem como, profissional é o...

Intercâmbio na graduação: como escolher a Instituição de Ensino Superior estrangeira?

Qual a melhor universidade, faculdade ou instituto para o...

Como ver a nota do ENEM?

O INEP liberou as notas dos estudantes que realizaram...

Acompanhe a gente nas Redes Sociais!

Fale conosco!
Precisa de ajuda?
Nosso suporte está pronto para te atender agora mesmo!