fbpx

Afinal, o que é NISS e como obter? 

NISS é a sigla pra Número de Identificação da Segurança Social, é o número que todos os trabalhadores devem ter para ser identificados perante a Segurança Social em Portugal. 

A Segurança Social é semelhante ao INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, no Brasil. Ele também é responsável por recolher os descontos todos os meses no salário a fim de ser reservado para Segurança Social e nos quais pode ser utilizado para aposentadoria, afastamento por doença, seguro-desemprego e outros. 

Sou estrangeiro, posso ter o NISS? 

É importante ressaltar que se você é estrangeiro e pensa em trabalhar em Portugal é de extrema importância que você tenha o NISS, ele abre muitas portas e muitas empresas só contratam se você tem esse número em mãos.

Para ter o NISS, você precisa ser um trabalhador empregatício ou um trabalhador independente. 

Onde posso obter o NISS? 

Caso você seja um trabalhador empregatício, quem será responsável para tirar o seu NISS é o empregador. Ele quem deve contatar a Segurança Social e comunicar a sua contratação. 

Se você é um trabalhador independente, você pode pedir o seu número na Segurança Social presencialmente em Portugal ou através do endereço de email ISS-Pedido-NISS@seg-social.pt, para o qual deve enviar a documentação necessária digitalizada. Com a pandemia, é necessário entrar em contato com a Segurança Social da sua região e marcar horário caso faça o pedido presencialmente. 

Os documentos necessários, que você encontra no site da Segurança Social.

Sou estudante, posso ter NISS? 

A resposta é sim! Se você é trabalhador-estudante é imprescindível que você tenha o seu NISS. Ele garante todos os seus direitos como um trabalhador em Portugal.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket