fbpx

7 dicas para não surtar depois de ter passado em uma universidade Portuguesa.

Estudar em Portugal é o sonho de muitos e a espera durante todo o processo poder ser a parte mais dolorida. Datas, vistos, cronograma escolar, rendas e mais um milhão de coisas. Então vamos a algumas dicas de como ter um tempo mais proveitoso e não surtar durante todo o processo.

1. Sinta-se grato!
A gratidão nos ajuda a entender que fomos afortunados com uma oportunidade de vivermos nosso sonho de estudar e viver em um país diferente ao nosso. Uma atitude positiva vai de ajudar em todas as fases do pós-aprovação.

2. Comece os preparativos para o Visto.
Depois de ser aprovado a parte mais burocrática é o visto. Mas não é um bicho de sete cabeças. Comece a pesquisar sobre os documentos necessários e tire dúvidas em fontes confiáveis. Se acha uma informação suspeita, faça sua própria pesquisa e verifique a veracidade. Nenhuma verdade é absoluta, principalmente se tratando de visto para Portugal. Junte os documentos necessários e os reserve.
Encontrar grupos de WhatsApp e comunidades do Facebook podem te ajudar a criar certa irmandade e até mesmo a tirar algumas dúvidas.
No site da VSF há muitas respostas para suas dúvidas mais comuns. Mas em caso de dúvidas específicas, você pode contacta-los pelo e-mail.

3. Evite acompanhar os emails de hora em hora.
Mandou um e-mail hoje? Aguarde pelo menos 48h para resposta. Lembre-se, tal como você, muitas pessoas estão no mesmo processo e a caixa de mensagens do destinatário deve estar abarrotada com outros e-mails. Ficar olhando sua caixa de recebidos pode aumentar sua ansiedade e criar certo desespero e frustração. Veja se alguém tinha a mesma dúvida que você, sabe de algo. Talvez ele ou ela já tenha sido respondido e assim não precisa de outro e-mail. Mas se for algo mais pessoal… aguarde.
Que tal ler um pouco, assistir um video no Youtube, maratonar aquela série?

4. Dê um passo de cada vez.
Tal como eu, você deve ficar pensando em como vai alugar um quarto, como vai ser o processo na imigração, como será legal o primeiro dia de aula e etc… Mas não adianta viver no futuro se você ainda nem recebeu sua carta de aceite. Aproveite o momento para estabelecer uma lista em ordem cronológica dos afazeres que precisa concluir antes de chegar a seu destino. Ter uma visão do caminho ajuda a não querermos colocar os bois na frente da carroça.
No canal do Estude em Portugal há muitos videos que podem te ajudar a conhecer mais sobre sobre Bragança e estamos trabalhando para aumentar esse leque de informações.

5. Faça coisas que você gosta.
Aproveitar para ter momentos especiais em família, amigos e até mesmo sozinho pode ajudar a desfocar da pira do processo. Depois do inícios das aulas é provável que terá menos tempo livre e o principal; muitos de seus amigos e familiares não estarão com você. Então é bom aproveitar o agora.
Que tal chamar a galera e maratonar filmes? Melhor e se esses filmes tiverem sido gravados em portugal?
Olha uma lista de alguns filmes que foram gravados na terrinha. Já da pra ficar com água na boca.

  • 007- Ao serviço de Sua Majestade(1969).
  • A casa dos espíritos(1993)
  • A Nona Porta(1999)
  • Comboio Noturno para Lisboa(2013)
  • Meu passado me condena 2 (2015)

Já dá pra ir dando um gostinho.

6. Se avexe não!
Tentar viver o futuro traz muitas expectativas e isso pode ser um problema. E como na música “Natureza das Coisas” de Fávio José:
“Se avexe não… Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”.
Que nada mais é do que um aviso de que não adianta vivermos a incerteza do amanhã, por que ele ainda não veio e talvez nem venha. Um convite a vivermos o hoje. E precisamos entender que nem tudo depende de nós. Nosso dever é estar preparados quando a hora chegar. De resto… Keep calm and você é universitário em Portugal.

7. Aproveite a viagem.
Olhar para os lados quando estamos focados é quase impossível. Mas aproveitar todo o conhecimento adquirido durante a jornada de espera pode trazer certo alento. Conhecer os processos, como cada um funciona e como foi para você lhe dá a experiência para viver outras aventuras com mais bagagem e mais tranquilidade. Afinal, você já passou por isso.


Espero que essas dicas lhe ajudem a não pirar. Afinal é momento de alegria. Você vai pra Portugal!

Gostou? No nosso Canal no Youtube você encontra mais dicas para uma viagem de sucesso na terrinha!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket