fbpx

15 motivos para estudar no IPB, em Portugal

Você deseja estudar em Portugal, mas ainda não decidiu qual a Instituição de Ensino Superior (IES) de destino? Este artigo te dá 15 bons motivos para escolher o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)!
Imagem do Instituto Politécnico de Bragança
Você deseja estudar em Portugal, mas ainda não decidiu qual a Instituição de Ensino Superior (IES) de destino? Este artigo te dá 15 bons motivos para escolher o Instituto Politécnico de Bragança (IPB)!

Você deseja fazer graduação (licenciatura) ou mestrado em Portugal, mas ainda não decidiu em qual Instituição de Ensino Superior (IES)? Este artigo te dá 15 motivos para escolher o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), politécnico mais bem ranqueado e com o melhor custo benefício de Portugal, localizado nas cidades de Bragança e Mirandela, no nordeste de Portugal. Veja abaixo a localização no mapa de Portugal.

Se localizou? Agora leia em seguida nada menos que 15 bons motivos para estudar no IPB!

1. Qualidade de ensino 

A qualidade de ensino do IPB é frequentemente reconhecida e destacada pelos mais conceituados rankings internacionais.

O IPB ocupa, pelo sexto ano consecutivo, a 1ª posição entre todos os institutos politécnicos de Portugal no ranking U-Multirank, tendo obtido, em 2019, a 5ª posição entre todas as universidades e politécnicos nacionais.

O ranking Scimago Institutions Rankings (SIR) considera atualmente o IPB a 7ª melhor instituição portuguesa de Ensino Superior e a 1ª entre todos os institutos politécnicos portugueses.

No Ranking Web of Universities o IPB ocupa atualmente o 14º lugar a nível nacional e o 1697º lugar mundial num universo de 11999 universidades/politécnicos analisados.

De acordo com o Academic Ranking of World Universities (ARWU), também conhecido como Ranking de Xangai, o IPB é atualmente uma das melhores instituições do mundo na área de tecnologia alimentar (35º lugar mundial) e também já se destacou no mesmo ranking na área de ciências do desporto (101º lugar mundial em 2016).

O IPB foi destacado com o Selo ECTS (ECTS Label) pela Comissão Europeia. O Selo ECTS comprova a qualidade dos cursos ofertados e a boa gestão da mobilidade de estudantes europeus. O IPB foi também destacado pela mesma Comissão com o Selo do Suplemento ao Diploma (DS Label). O documento denominado de “Suplemento ao Diploma”, utilizado desde o Acordo de Bolonha, acompanha obrigatoriamente um diploma de educação superior europeu. Esse documento fornece uma descrição padronizada da natureza, nível, contexto, conteúdo e estatuto dos estudos concluídos, facilitando a mobilidade, a empregabilidade, o reconhecimento acadêmico e profissional em outros países europeus. Portanto, o Selo do Suplemento ao Diploma atesta a qualidade do documento entregue pelo IPB.

O IPB foi recentemente avaliado pela Associação das Universidades Europeias (EUA – European University Association) que o reconheceu como uma das instituições politécnicas de maior sucesso.

O projeto Classificação das Instituições de Ensino Superior Europeias (U-Map), desenvolvido pelo Centre for Higher Education Policy Studies (CHEPS), na Holanda, destacou o IPB pela sua enorme expressão na mobilidade internacional de estudantes (no envio e na recepção de alunos).

O IPB faz parte da rede europeia de Universidades de Ciências Aplicadas (European Network for Universities of Applied Sciences – UASnet), cujos objetivos incluem a integração de profissionais da mesma área de investigação e o compartilhamento de competências profissionais.

2. Baixo custo de vida

Bragança possui um dos custos de vida mais baixos de Portugal e da Europa. Os campi do Instituto encontram-se localizados nos centros das cidades, sem necessidade do uso de transportes. Bragança e Mirandela possuem imóveis disponíveis para aluguel com preços muito acessíveis (120 euros mensais por um quarto individual). O baixo custo de vida é complementado pelo reduzido valor da mensalidade no IPB: o mais baixo de todo o sistema de ensino superior português.

Confira aqui alguns indicadores de custo de vida em Bragança e de estudo no IPB!

3. Internacionalização

Atualmente, o IPB é frequentado por estudantes oriundos de todos os pontos de Portugal, da Europa e do Mundo. O IPB é o Politécnico com a maior porcentagem de alunos internacionais em Portugal, dado que possui 9000 estudantes de mais de 70 nacionalidades diferentes, 3000 dos seus estudantes não são portugueses. Por isso, o IPB é considerado um espaço multinacional e multicultural.

O IPB possui um programa de internacionalização de sucesso, com cerca de 900 estudantes e 300 professores em mobilidade internacional todos os anos, fruto da colaboração com várias instituições de ensino superior europeias (programa Erasmus) e extracomunitárias, com destaque para os países e regiões de expressão portuguesa.

4. Qualidade de vida 

Num estudo recente a nível europeu, Bragança foi considerada uma das cidades com melhor qualidade de vida na Europa, obtendo as pontuações mais elevadas nos campos da habitação, segurança e qualidade do meio ambiente.

5. Proximidade com outros países europeus

Bragança é a porta de entrada para a Europa, pois possui proximidade com outros países europeus e é cidade fronteira com Espanha. O acesso a outros países é facilitado através de descontos para estudantes internacionais nas passagens de ônibus (destacando o desconto RFLEX da companhia rodoviária Rede Expressos) e nas passagens aéreas nos voos de baixo custo, destacando a companhia aérea Ryanair.

6. Segurança

A segurança no país é um grande diferencial para quem busca viver tranquilo e com qualidade de vida. De acordo com o Índice Global da Paz de 2019 (Global Peace Index), Portugal está em 3º lugar na lista dos países mais seguros do mundo! Portugal ano a ano tem evoluído no Índice Global da Paz, reflexo de um forte investimento na segurança pública e uma grande coordenação entre a GNR (Guarda Nacional Republicana), PSP (Polícia de Segurança Pública), SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) e Polícia Judiciária.

7. Serviços de ação social e receptividade dos alunos internacionais

O IPB possui um serviço de ação social que fornece bolsas de estudos e residência a estudantes carentes, a alimentação nas cantinas do instituto e um gabinete de saúde que disponibiliza atendimento de enfermagem, nutricional, psicológico, social e de prevenção de dependências.

Complementam o apoio aos estudantes, a existência de estruturas internas como o Gabinete de Imagem e Apoio ao Estudante, o Gabinete de Promoção do Empreendedorismo, o Gabinete de Relações Internacionais e a Associação de Apoio ao Aluno Estrangeiro, além de associações para nacionalidades específicas, tal como a Associação dos Estudantes Brasileiros. A Associação dos Estudantes Brasileiros oferece diversas atividades culturais gratuitas aos estudantes do IPB, como aulas de dança com ritmos tipicamente brasileiros.

Também ocorre no início de cada semestre letivo do IPB a “Semana de Recepção ao Caloiro”, com festas e eventos de acolhimento dos novos estudantes nacionais e internacionais, assista o vídeo abaixo que demonstra um dos principais eventos de recepção.

8. Turismo regional

Bragança e Mirandela oferecem um ambiente histórico e cultural aos seus alunos, com igrejas, cinemas, teatros, músicas, danças, museus, bibliotecas e castelo. A região tem um vasto patrimônio histórico-cultural e ambiental, com os Parques Naturais de Montesinho e Douro Internacional, a Área Protegida do Azibo, o Parque Natural de Sanabria (na Espanha) e a Região Vinhateira do Alto Douro (Património da Humanidade da UNESCO).

9. Fácil acesso ao sistema de saúde português

O seguro de saúde de brasileiros com destino a Portugal, denominado de “PB4”, pode ser obtido facilmente, de forma gratuita e online no site do Ministério da Saúde. Para isso, você deve preencher o formulário online específico com os seus dados e os de seus dependentes e apresentar a documentação exigida. A documentação necessária é RG, CPF, passaporte válido e comprovante de residência no Brasil. Realizada a solicitação, após um prazo determinado, o solicitante receberá um e-mail informando que seu certificado está disponível para impressão diretamente no portal do governo. Com o PB4 em mãos, os brasileiros conseguem obter atendimento no sistema de saúde público português, somente pagando uma taxa mínima, de poucos euros por consulta.

10. Aprendizado de idiomas

Se você acha que por estudar no IPB em Portugal você não terá oportunidade de aprender um segundo idioma, você está muito enganado! O estudante do IPB, sendo internacional ou português, possui as seguintes opções: cursos totalmente lecionados em inglês, matérias lecionadas em inglês e cursos de línguas estrangeiras.

Cursos em Inglês

O IPB oferece cursos de Licenciatura (Graduação) e de Mestrado integralmente lecionados em inglês para os estudantes internacionais e também portugueses, constituindo uma comunidade e ambiente verdadeiramente internacionais. Clique aqui para consultar quais são os cursos de Licenciatura (Graduação) e Mestrado totalmente lecionados em inglês.

Matérias em Inglês

O IPB também oferece matérias de diversos dos seus cursos de Licenciatura (Graduação) e Mestrado em língua inglesa. Estas matérias estão disponíveis para a frequência simultânea dos estudantes estrangeiros em mobilidade e dos estudantes do IPB, possibilitando a criação de um ambiente acadêmico verdadeiramente internacional. Clique aqui para consultar a lista de unidades curriculares disponíveis em língua inglesa.

Cursos de línguas estrangeiras

O Centro de Línguas do IPB disponibiliza cursos de línguas estrangeiras para os estudantes da Instituição e público externo, com atribuição de diploma comprovativo do nível de competências, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa. O IPB possui cursos de idioma de baixo custo de inglês, francês, alemão, espanhol e italiano. Clique aqui para saber mais sobre os preços e as turmas disponíveis atualmente.

Contato frequente com alunos internacionais

Além dessas opções, o contato frequente com alunos e professores internacionais certamente facilita o aperfeiçoamento de outros idiomas.

11. Qualidade das instalações e dos equipamentos

O IPB possui instalações modernas e bem equipadas, em particular, instalações laboratoriais, ateliês, centros de recursos e bibliotecas, constituindo um suporte para a qualidade do ensino e o seu caráter prático e experimental.

O IPB possui um sistema de comunicações sem fios (rede wireless) que abrange todas as suas instalações. Os alunos têm ainda à sua disposição recursos de informação científica e documental on-line e uma plataforma moderna de e-learning.

O IPB possui um complexo esportivo que inclui vários campos de jogos, um campo de grama, uma pista de atletismo de nível olímpico e o campus do IPB é circundado por uma ciclovia.

12. Diversidade de ofertas formativas

Atualmente, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, oferece mais de uma centena de cursos, incluindo Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSPs), licenciaturas (graduações) e mestrados. A sua oferta formativa abrange as áreas de saúde, engenharia, gestão, administração, informática, esporte, música, humanidades, línguas, artes, ambiental, alimentar, finanças, logística, marketing, entre outras.

Confira a lista de CTeSPs, a lista de licenciaturas (graduações) e a lista de mestrados ofertados pelo IPB!

13. Professores altamente qualificados

O IPB possui o corpo docente mais qualificado do sistema de ensino superior politécnico de Portugal, com mais de 80% dos seus professores com doutorados.

A excelência dos professores é confirmada por rankings internacionais, nos quais os professores investigadores do IPB se destacam. O ranking internacional da Thomson Reuters considerou Isabel Ferreira, professora do IPB, uma das cientistas mais influentes do mundo na área das ciências agrárias em 2015 e 2016. Isabel pertence ao grupo de seis investigadores portugueses cujos artigos científicos foram os mais citados do mundo em 2016. Dos seis portugueses que constam no ranking, dois são do IPB: Isabel Ferreira e Lilian Barros.

14. Caráter prático e experimental dos institutos politécnicos

Quando comparados com as universidades, os institutos politécnicos são um tipo de ensino mais direcionado para a vertente prática e experimental. As universidades caracterizam-se por adotar um ensino mais teórico. Outro ponto positivo dos institutos politécnicos é que, diferentemente das universidades, refere-se a um ensino no qual existe grande proximidade entre os alunos e professores, o que permite uma maior exploração das questões práticas e, portanto, facilita o aprendizado. Normalmente, nas universidades, essa proximidade é dificultada pelo grande número de alunos das turmas.

15. Proximidade com o mercado e a indústria

O IPB é integrante do sistema nacional de ciência e tecnologia, com unidades e polos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) em seu campus. Portanto, alguns projetos do IPB em cooperação com empresas são financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Além disso, o IPB é membro fundador e participa na gestão do Parque de Ciência e Tecnologia Brigantia EcoPark, um espaço privilegiado para o desenvolvimento de projetos de cooperação com empresas inovadoras e de base tecnológica.

 

Gostou do conteúdo desse artigo e quer saber mais sobre o IPB?

Veja os vídeos abaixo!

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket