fbpx

10 dicas para alugar um carro na Europa

Chegou de viagem e deseja ter um serviço prático e rápido de locomoção, sem precisar utilizar os transportes públicos, ou depender de buscadores? Aqui nessa matéria iremos te dar algumas dicas para locação de carro na Europa, e os trâmites documentais para dirigir.

Brasileiro pode dirigir na Europa?

Pode. Porém antes de alugar seu carro, é necessária a regularização documental. A carteira de habilitação brasileira (CNH) é válida na Europa durante 1 ano a partir da data de entrada no país.

Os países que fazem parte do tratado de Schengen não exigem a carteira internacional de motorista. Mas recomendo fazer a carteira, para evitar perder muito tempo caso aconteça algum sinistro ou numa simples conferência policial.

A carteira internacional, que pode ser adquirida no Detran, em um Centro de Habilitação de Condutores de sua cidade ou na Touring Internacional, facilita pois já vem traduzida em diversas línguas estrangeiras e niguém vai questionar a validade.

Alugar no Brasil ou na Europa?

Procure alugar seu carro ainda no Brasil, pagando em reais e evitando a surpresa de não encontrar o carro desejado na saída do aeroporto. Além disso, é um gasto a menos e sobra mais dinheiro para a viagem. Você chega no balcão da locadora, assina e já é encaminhado para o seu carro, num processo que não demora mais que 20 minutos.

Se você for locar na hora, enfrenta filas e poderá ficar horas no atendimento, principalmente na alta temporada. Alugar carro em lojas de aeroportos é normalmente mais caro que alugar em lojas no centro ou bairros.

Para os que vão locar diretamente na Europa e querem facilitar a aprovação, tenha um cartão de crédito com limite suficiente para o tempo que você for alugar o seu carro. Ou tenha em mãos dinheiro em espécie para cobrir a locação.

Operadoras como a RentCars, podem te ajudar a resolver todos os detalhes no conforto de casa.

Dicas:

  • Para obter tarifas mais vantajosas, alugue por mais tempo. As locadoras oferecem melhores preços para locações de 7 ou mais dias.
  • Os maiores descontos acontecem na baixa temporada, entre Outubro e Março. Fora dessa época, encontrará preços mais elevados e terá que garantir a reserva com antecedência.
  • Confira atentamente o contrato de locação e verifique com o atendente o que mais será cobrado. Caso faça a reserva no Brasil, peça que enviem por email o contrato com a descrição completa de todos itens constantes. Normalmente há o seguro pessoal que as operadoras fazem diretamente na retirada do carro e é opcional. Se você nada falar, este seguro será cobrado na devolução do veículo.
  • Leia as instruções básicas de funcionamento do seu veículo e também o tipo de combustível com o qual deve ser abastecido, já que na Europa você mesmo abastece seu veículo. Para cada tipo de combustível há um bocal diferente que deverá ser perfeitamente encaixado na entrada do tanque de seu carro. É muito comum, principalmente na primeira vez, confundir gasóleo com gasolina e fazer piruetas para encaixar a bomba no bocal do combustível.
  • Fique atento! A maioria das locadoras exigem idade mínima de 21 anos do condutor, além de 2 anos de validade da carteira de motorista.
  • Familiarize-se com GPS gratuitos e que você pode baixar no seu celular, como Waze ou o Google Maps. Se você não pretende comprar um chip de internet ou não usa muito o GPS no seu celular no Brasil, inclua na locação do seu carro um localizador via satélite, o GPS. Você pagará muito pouco por um equipamento que lhe fará economizar muito tempo e combustível.
  • Procure devolver o carro antes ou na data e hora marcadas, para não pagar uma diária a mais. A cobrança normal é por diária de 24 horas, com cobrança por hora adicional até a sexta hora, quando então é cobrado mais uma diária.
  • Você poderá locar seu automóvel em uma cidade de devolver noutra, mas antes verifique o quanto será cobrado de tarifa pelo retorno do veículo. Locar num país e devolver em outro, a cobrança será maior ainda! Para os que querem economizar, a dica é locar e devolver no mesmo local. A diferença pode chegar a 300 ou 500 EUR tranquilamente.
  • Lembre-se de calcular uma média de quanto gastará de pedágios e combustível no trajeto que fará. Um site que pode ajudar nisto é o Via Michelin, que mantém sempre bem atualizada praticamente todas estradas da Europa, além de fornecer o valor médio de combustível de cada país
  • Confira a legislação de trânsito do país por onde você viajará. Um carro alugado em um país estará sempre dentro das normas daquele país. Caso pretenda viajar por outros países, confira as exigências de cada um e solicite na retirada do veículo o que for necessário.

Gostou? Acompanhe também nosso canal do YouTube e fique a par de diversas dicas para sua viagem:

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida nos mande nos comentários e lembre-se de marcar o @estudeemportugal nas fotos da sua viagem.

Leia Mais:

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Shopping Basket